Os 40 anos do Rodeio de Colorado
01/03/2014

Estamos a 20 dias da 40° edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado, um dos maiores e mais tradicionais rodeios do país (do sul do país posso afirmar que é maior/melhor). Eu, como paranaense, nascido e criado aqui no estado, e tendo o conhecimento da tradição do evento, resolvi escrever algo a respeito da história e seus 40 anos. Cá estou.

A festa é realizada, desde seu início, pela Associação Rural de Colorado (chamada antigamente de Associação dos Agropecuaristas), que foi fundada em 1973, mas só no ano seguinte (74), deu início ao rodeio que é considerado o “Barretos do Paraná”. Apesar de o nosso estado ter enormes feiras agropecuárias (com rodeios de alto nível, e grade de shows com nomes de peso), como em Maringá e Londrina, nenhuma delas é comentada e elogiada quanto o rodeio de Colorado.

colorado rodeio

Esse ano, com a festa tendo sua comemoração de 40 anos, a programação de shows é um tanto quanto diferente em relação aos anos anteriores. Pelo menos nos últimos anos que acompanhei, as noites eram agitadas apenas com uma atração nacional. Esse ano, no primeiro final de semana do evento, serão dois artistas renomados por noite. O segundo final de semana seguirá com apenas uma atração.

No dia 21, primeiro dia de festa com show nacional, deverá ser especial. Será “um evento dentro de outro”. Irá acontecer “O Grande Encontro”: show que dura aproximadamente três horas, trazendo os artistas Conrado & Aleksandro e Loubet. Serão duas bandas, duas equipes de profissionais. Essa será a 3° edição do projeto “O Grande Encontro”, que foi realizado pela primeira vez em Maringá, também aqui no Paraná, e obteve 100% de aprovação.

No dia seguinte o show ficará por conta de outras duas duplas bastante queridas no mercado atual: Munhoz & Mariano e Pedro Henrique & Fernando. Aliás, a música que eles gravaram juntos no DVD do PH&F, “Varinha Mágica”, é, atualmente, uma das mais executadas do país.

O segundo final de semana de festa deverá ser o mais esperando pelo público que gosta e é apaixonado pelo rodeio. As montarias irão contar com os melhores profissionais do esporte, e com os locutores Gleydson Rodrigues – que fez do rodeio o tema do ano de 2005 da Rede Globo, através da novela América; Daniel Tibiriça – Revelação do Troféu Arena de Ouro, que está narrando o evento desde 2009; e o grande Almir Cambra – que participou em diversas etapas do rodeio de Colorado, inclusive na festa de 30 anos, e agora retorna para os 40.

Os shows do segundo final de semana estarão voltados aos críticos/conservadores. Com exceção de sexta (28), que será com Fernando & Sorocaba, os dias 29 e 30 serão comandados por Zezé Di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó respectivamente. Eu, sinceramente, optaria por separar esses dois grandes shows em finais de semana diferentes… Mas enfim… Creio que não diminuirá o número do público jovem (que afinal, é o principal público dos shows).

Os valores das entradas (inteiras, sem a carteirinha de estudante) estão variando entre 40 e 50 reais. Você já pode adquirir seu ingresso online clicando aqui. Abaixo, deixo disponível um vídeo que mostra todas as mudanças que o evento sofreu, desde 1974 até 2013. Vale a pena conferir.

*O vídeo foi montado pelo Ronaldo Lidon.