Compositores & Composições #3 – Marília Mendonça
24/10/2014

A cantora e compositora Marília Mendonça é o destaque do nosso quadro de compositores semanal. Na verdade pensei em escrever sobre ela e seu parceiro Juliano Tchula em um único post, já que a maioria dos sucessos que eles emplacaram foram feitos em conjunto… Mas, como os dois possuem músicas pra “mais de km”, hehe, vou falar sobre a Marília hoje e na semana que vem farei outro texto sobre o Tchula.

Marília Mendonça é goiana e tem apenas 19 anos. Ainda quando menor de idade, começou a se destacar como compositora com o apoio de João Neto & Frederico. No DVD dos irmãos gravado em Palmas/TO, em 2011, Marília contribuiu com a canção “Minha Herança”, assinada por ela e pelo Frederico. Sem dúvidas, essa é a melhor música daquele álbum e uma das melhores da carreira da dupla. Ainda nesse mesmo projeto, entrou a faixa “Vai ter balanga”, da Marília com o Frederico (novamente) e o Alessandro Lobo.

Com apenas essas duas canções já podemos perceber que a compositora não tem apenas uma linha de escrita. Ela já rabiscou de “Bonde dos Solteiros” à “Até você voltar” (sim, é dela!!! A melhor música de 2014!!!).

Sempre ao lado de João Neto & Frederico, até os dias atuais, Marília continuou sua parceria com a dupla oferecendo “Crime Perfeito” e “Ele não vai mudar”, ambas que estão no último DVD dos irmãos. E essas duas foram canções trabalhadas nas rádios, vejam só. Com certeza essa amizade deles com a Marília influenciou no repertório sensacional de Henrique & Juliano, já que até pouco tempo atrás as duplas eram de um único escritório, a Workshow. Além de “Até você voltar”, Marília colaborou no segundo DVD da dupla tocantinense com outros dois hits: “ Cuida bem dela” e “Quem ama sempre entende”.

Fred & Gustavo, os caras que emplacaram “Bonde dos Solteiros”, escreveram juntamente com a Marília e com o Élcio de Carvalho a música “Calma”, atual de trabalho do Jorge & Mateus. E a cada vez notamos que a compositora está envolvida com muita gente grande no mercado, e já possuindo um nome respeitadíssimo.

Uma das autorias da Marília que eu gosto, muito foi gravada pelo Spártaco, lá em 2012. Chega a ser engraçado, pois eu realmente curto muito essa canção e não sabia que era mais uma da talentosa compositora. Pesquisando sobre a carreira da jovem na internet, descobri que “Segredo Oculto”, gravada pelo Spártaco em parceria com Israel & Rodolffo, é mais uma de suas românticas canções. Bom, simplesmente me tornei ainda mais fã, hehe.

Essa versatilidade em compor canções mais agitadas e canções românticas não é achada em qualquer compositor. Isso é um diferencial muito positivo que Marília carrega. Além de todas as canções já citas, ficou à cargo dela, também, escrever a atual e sensacional música de trabalho do Cristiano Araújo: “É com ela que eu estou”, gravada pelo cantor no DVD “In The Cities”, em Cuiabá.

Abaixo, ouça um pouco do trabalho feito por Marília Mendonça, em uma playlist que acabou ficando incrível. Semana que vem tem mais, e vamos falar do trabalho de Juliano Tchula, que também aparece bastante na playlist abaixo. Até lá.

Lista de músicas:

É com ela que eu estou (Marília Mendonça / Juliano Tchula / Hugo De Vecchio / Frederico)

Minha Herança (Marília Mendonça / Frederico)

Quem Ama Sempre Entende (Marília Mendonça / Juliano Tchula / Daniel Rangel)

No dia do seu casamento (Marília Mendonça / Juliano Tchula / Maraísa )

Até Você Voltar (Marília Mendonça / Juliano Tchula)

Calma (Marília Mendonça / Élcio de Carvalho / Fred / Gustavo)

Segredo Oculto (Marília Mendonça / Brenda Candeira)

Crime Perfeito (Marília Mendonça / Juliano Tchula / Gabriel Agra)

Cuida Bem Dela (Marília Mendonça / Juliano Tchula / Maraísa / Daniel Rangel)

Bonde dos Solteiros (Marília Mendonça / Juliano Tchula / Gustavo)

Ele Não Vai Mudar (Marília Mendonça / Juliano Tchula / Hugo Del Vecchio / Gabriel Agra)

É Rolo (Marília Mendonça / Juliano Tchula)

Vai Ter Balanga (Marília Mendonça / Frederico / Alessandro Lobo)