Compositores & Composições #7 – Maurício Mello
13/12/2014

Estamos rodando o país e mostrando um pouquinho do trabalho dos nossos queridos e talentosos compositores. Já passamos pelo nordeste, com o Bruno Caliman, ficamos várias semanas em Goiás, com Samuel Deolli, Marília Mendonça, Juliano Tchula, Matheus Aleixo e Sassinhora Junior, e, agora, chegou o momento de entrarmos em Campo Grande/MS, ainda no centro-oeste brasileiro, para apresentar o grande Maurício Mello.

O poeta nasceu cidade morena, cantou por mais de 10 anos na dupla Renato & Maurício (chegou até a gravar um DVD), mas foi nas composições que ele encontrou sua vocação. Vem se destacando na música sertaneja como compositor há pelos menos uns 5 anos, quando começou a ser gravado pelas duplas sul-mato-grossenses que estavam despontando no território nacional, como Maria Cecília & Rodolfo, que gravaram os sucessos “Vou jogar a chave fora”, “Presente de Deus” e “Nunca mais me solta”. Inclusive essa última, a meu ver, está entre as melhores músicas da carreira do casal.

As composições de Maurício começaram a se expandir, também, na capital goiana. Gusttavo Lima gravou, em seu primeiro DVD, a belíssima canção “Eu volto pra você”, e posteriormente a faixa “Chora Chora”.

Maurício Mello tem uma grande característica em compor canções que falam de amor. Mas, também consegue fazer músicas totalmente comerciais, como “Tá mais pra capetinha”, gravadas por Zé Ricardo & Thiago e Cristiano Araújo, e “Larguei da Namorada”, na voz de Thiago Brava.

Existe uma dupla que fez, e faz, até os dias de hoje, uma grande parceria com o compositor, e o ajudou bastante em seu crescimento. Estou falando de Henrique & Diego, que somando seus dois DVDs, já gravaram mais de 10 músicas do Maurício. Inclusive, essa parceria rendeu uma das canções mais tocadas do momento, a “Suíte 14”, que traz a participação do Mc Guimê. Mas, muito antes dessa faixa aparecer, Henrique & Diego já haviam gravado a lindíssima “Com você”, “Ressaca de amor”, e a emocionante “Mãe”. Entre tantas outras, é claro.

Segundo ele, seu maior sucesso chegou em 2012, nas vozes de Jorge & Mateus. Na ocasião a dupla gravou “Enquanto houver razões”, no DVD Ao Vivo em Jurerê. A canção deu tão certo que acabou entrando no DVD gravado em Londres, o qual reuniu as melhores canções da carreira de Jorge & Mateus.

Tenho o prazer de ter a amizade desse grande poeta, e em uma breve conversa que tivemos recentemente ele revelou algumas de suas influências como compositor. “Minhas inspirações sempre foram Fátima Leão, Jefferson Farias, Michael Sullivan, mas, principalmente, o meu ídolo Peninha”, afirma.

Como futuros projetos, Maurício afirmou o lançamento de um livro (sobre seus pensamentos, questões cotidianas, etc…), mas, é claro que ele irá continuar se dedicando as composições; ele também comentou sobre seu “xodó”, a MM Music, que é a sua editora, gravadora e produtora, que dá assistência para muitos artistas do mercado atual.

Atualmente Maurício Mello também faz, por trás da MM Music, o gerenciamento de toda a carreira da dupla Thiago & Donizeti (que já apareceram diversas vezes aqui no blog – recentemente com a música“Erros e Acertos”).

Abaixo, confiram algumas canções do Maurício que se destacaram a nível nacional. Ainda existem várias outras obras do compositor que não aparecem abaixo, mas vocês podem conferir no site da MM Music.

Composições Maurício Mello:

Enquanto houver razões (Maurício Mello)

Com você (Maurício Mello)

Chora Chora (Maurício Mello)

Eu volto pra você (Maurício Mello)

Medo de Você (Maurício Mello / Raynner Sousa)

Nunca mais me solta (Maurício Mello)

O amor da sua vida – 365 dias (Maurício Mello / Marco Aurélio / Márcia Araújo)

Ressaca de amor (Maurício Mello)

Larguei da Namorada (Maurício Mello)

Mãe (Maurício Mello)

Sabe me prender (Maurício Mello / Raynner Sousa / Didi Latino)

Singular (Maurício Mello)

Suíte 14 (Maurício Mello)

Tá mais pra capetinha (Maurício Mello)

Uma semana (Maurício Mello / Didi Latino)

5 Minutos (Maurício Mello / Du Alves / Marcos Devorta)

Coração Perdido (Maurício Mello)

Dona da minha paixão (Maurício Mello)

Eu adoro amar você (Maurício Mello)

Erros e Acertos (Maurício Mello)