12 boas canções que você (talvez) não ouviu em 2014
05/01/2015

E lá se foi mais um ano, caros amigos. Eu resolvi “me dar umas férias” e estou desde o natal sem escrever no blog, rsrs. Bom, mas agora que as coisas já estão voltando a se estabilizar na música sertaneja, o blog volta com tudo, e com muitas novidades e novos quadros em 2015.

Para iniciar o novo ano com o pé direito, separei algumas boas canções do ano que se encerrou recentemente. São aquelas canções que não foram trabalhadas, mas, possuem grande potencial e merecem um devido reconhecimento. A lista traz 12 faixas.

 #1 – “A Carta de Larissa” – Felipe & Ferrari

Essa foi, sem dúvidas, a maior surpresa de 2014. Ninguém esperava que uma dupla, até então desconhecida, fosse lançar uma faixa de tamanha qualidade. “A Carta de Larissa” é uma das mais geniais canções lançadas em 2014. A autoria é do próprio Felipe. Quem ainda não ouviu, está logo abaixo.

#2 – “Nossa Preferida Sertaneja” – Gusttavo Lima

Além de não ter sido trabalhada, essa canção nem se quer entrou em um disco fictício. Ela foi vendida apenas no iTunes, como faixa bônus do álbum “Do outro lado da moeda”. E, veja só, é a melhor faixa do projeto digital (!!!). Quem ainda não ouviu, faça o favor de conhecer. A autoria é do Euller Coelho em parceria com o Diego de Souza.

#3 – “De Goiânia a Santiago” – Gabriel Gava

Na onda da “sofrência”, em 2014 muitas (mas muuuuitas) bachatas se destacaram. Várias delas foram trabalhadas, várias delas invadiram as rádios, e enfim… Chegamos a finalizar o ano com “Até você voltar” entre as mais tocadas. Essa terceira colocada em nossa lista, do Gabriel Gava, foi pouco conhecida… Porém, a canção é muito boa e foi muito bem interpretada. A faixa está no álbum “A Minha Cara”, o melhor da carreira do Gabriel.

#4 – “Ficando Sem Você” – Patrícia & Adriana com Fred Liel

As donas de um dos melhores álbuns do ano, o “Seu Enredo”, trouxeram a participação do Fred Liel numa canção fantástica. Patrícia & Adriana são queridíssimas no mercado sertanejo, e já estavam há um bom tempo sem lançar um projeto inédito; Esse novo disco delas ficou tão bom quanto era esperado, e a faixa “Ficando sem você”, autoria da Adriana com o Marco Aurélio, é uma das melhores do projeto.

#5 – “Camisa Xadrez” – Fred Liel

E por falar nele… Foi realmente difícil escolher apenas uma canção entre as oito faixas do seu primeiro álbum solo para colocar nessa postagem. Fora à escolhida, “Camisa Xadrez”, as canções “O Defensor” e “Numa dessas luas” mereciam estar nessa seleção. Estamos falando de outro disco nota 10, de outro artista nota 10.

#6 – “Meu Nome é Paixão” – João Bosco & Vinícius

As guarânias são sempre destaque, principalmente quando são gravadas por duplas de tamanha qualidade como João Bosco & Vinícius. Essa em questão é mais uma composição da dupla Euler Coelho e Diego de Souza, e sem dúvidas a melhor faixa do álbum “Indescritível”.

#7 – “Cara de Pau” – Paulo Vitor & Filipe

O disco da dupla Paulo Vitor & Filipe é outro que está entre os melhores do ano. A dupla, a princípio, se destacou no mercado sertanejo com suas composições. Mas, de um tempo pra cá, após ser feita a parceria com o Wendell Nuxx, um dos empresários da dupla Jorge & Mateus, a dupla tocantinense tem dado passos maiores: o lançamento do álbum “Do jeito que a gente faz”, pela Áudio Mix Records, por exemplo. A música deles que entrou nessa nossa seleção de boas canções de 2014 se chama “Cara de Pau”. A autoria é do Filipe Labret em parceria com João Pedro, Daniel Rangel e Maiara (da dupla com a Maraísa).

#8 – “Par de Asas” – Felipe Duran

O Sorocaba juntou as composições “mais viajadas” do gênio Bruno Caliman com a voz mística do William Borjazz, e assim surgiu o Felipe Duran. O cantor lançou o álbum em dois formatos: estúdio, com banda completa, e uma outra versão acústica bem intimista. As melhores entre os dois projetos são “Par de Asas”, “Você Passa”, “Na Sua Janela” e “Sapos”.

#9 – Sem Querer – Loubet 

Ah, eu jamais poderia falar em boas canções de 2014 sem citas as vaneiras. De 2013 pra cá elas estão em grande evidência, e o cantor Loubet colocou no repertório de seu DVD uma de muita qualidade. A música “Sem Querer”, autoria de Marcos Carvalho e Raphael Soares, é um dos grandes destaques do primeiro DVD do cantor, juntamente ao lado da regravação “Só quem ama entende”. E, por mais incrível que pareça, o Loubet, que até então era uma das maiores apostas da música sertaneja, não emplacou nacionalmente nenhuma inédita canção desse seu último álbum, o CD e DVD “Ao Vivo em Campo Grande”. O single “Mil Anos” foi, sem dúvidas, o maior barulho desse projeto (isso por conta da Laís, que é queridíssima no meio). A canção “Sem Querer” poderia ter sido uma boa música para trabalho… Mas, não foi o que aconteceu. Uma pena.

#10 – Dama da Noite – Fred & Gustavo

Mais outra bachata… Ou arrocha baiano. Chamem como quiser.   O fato é que a nova formação da dupla Fred & Gustavo colheu bons frutos do CD e DVD “Pra Ser Tudo Perfeito”. Muita gente nem se quer sabe da separação da dupla, e continua ouvindo os cantores de “Então Valeu”. O fato é que esse novo disco da dupla, que traz um novo primeira voz, apresentou muita música boa, entre elas “Três Corações”, “Ligação”, “Se Não For Amor”, e a incrível “Dama da noite”.

#11 – “Repertório de Desculpa” – Marcos Paulo & Rulian

Outros compositores que ganharam seu espaço como cantores. Os autores de “Chuva” e “Tarde Demais”, ambas com João Bosco & Vinícius, e outras canções de sucesso nacional, lançaram no início de 2014 um DVD de muito bom gosto, com a verdadeira essência da música sertaneja. Trata-se de um projeto acústico, que explora muito os vozes dessa dupla talentosíssima. A melhor do disco se chama “Repertório de Desculpa”.

#12 – “Sem Avisar” – Henrique & Juliano

Henrique & Juliano estão com seu novo repertório completo na boca da galera, eu sei. Porém, essa canção, “Sem Avisar”, entrou apenas no DVD (e não do CD – que a galera baixou na internet). Vale ouvir. É mais uma boa canção romântica da melhor dupla de 2014.