Compositores & Composições #10 – Netto Ferraz
02/06/2016

Retomando o quadro dos compositores, esta semana apresento a vocês um cearense que há 10 anos mudou-se para o Paraná e vem tentando a vida na música sertaneja. Estou falando de Luiz Oliveira da Silva, o “Netto Ferraz”, natural de Jardim/CE.

Netto, além de compositor, também canta. Sua carreira começou como a da maioria dos artistas de renome: nos barzinhos. Profissionalmente, de fato, Netto conta que iniciou há uns 5 anos quando teve sua primeira canção de sucesso gravada – “Bem é o caramba”, por Léo & Giba com João Neto & Frederico.

No início de sua carreira, o compositor teve que estudar muito o mercado que girava aqui no sul do país. Sua base era apenas o forró. Hoje, após 10 anos, podemos dizer que o tempo, a dedicação e a persistência foram os grandes aliados de Netto Ferraz.

Apesar de ainda não ter emplacado seu grande hit – aquele que se espalha pelos 4 cantos do país –, o compositor muito tem trabalho pra isso acontecer. Seu nome já chegou aos ouvidos de grandes artistas, e alguns já até gravaram suas autorias. Zé Neto & Cristiano, Humberto & Ronaldo, Conrado & Aleksandro, além de outros artistas com uma grande base regional, caso de Léo & Giba, Edson & Vinícius e Rodrigo & Ravel, que bem, são apenas alguns exemplos.

O nome de Netto Ferraz também já circula em várias obras junto de compositores respeitadíssimos no mercado. Boa parte de suas obras gravadas por artistas conhecidos pelo público foram feitas em parceria com Luiz Henrique Paloni e o saudoso Fernando Paloni. Uma delas, aliás, em minha opinião, é a faixa mais bacana de autoria do Netto: “Se Cuida”, grande sucesso nas vozes de Zé Neto & Cristiano, dupla que chegou a pouco tempo, mas já integra o primeiro escalão.

Entre os artistas aqui do sul, os maiores parceiros de Netto Ferraz foram Léo & Giba, que também são grandes chegados aqui do Blog. Léo & Giba, além de assinarem algumas faixas com o Netto, gravaram diversas autorias do compositor. Além da já citada “Bem é o caramba”, também são de autoria do Netto as faixas “Um dia normal”, “Tá tudo preparado”, “Tô querendo você”, e a incrível “Uma rosa na mão” – a faixa mais top do recente DVD de Léo & Giba. Outra dupla do Paraná que dividiu alguns trabalhos com o Netto foi Conrado & Aleksandro. No primeiro DVD de C&A, gravado em Maringá, Netto emplacou a faixa “Saudade Sua”, autoria dele com o Aleksandro.

Em Goiânia, capital do sertanejo, levou suas obras para Humberto & Ronaldo, que gravaram a romântica “Só não solte a minha mão”. Netto também chegou ao Rio de Janeiro, e com o grupo Oba Oba Samba House teve sua autoria “Cara de safada” gravada – a faixa foi produzida e arranjada pelo Dudu Borges.

Atualmente, além de estar escrevendo várias novas canções, Netto também se dedica a um projeto como dupla sertaneja: Netto & Renato. Eles irão aparecer aqui em muito breve, lançando o primeiro EP da dupla, e a grande aposta do projeto, a faixa “Guerra na balada”.

Enfim, um grande talento que está “escondido” da massa.

Abaixo, ouçam as principais canções de autoria do Netto. Vale lembrar que o compositor integra a equipe da editora Top Show Music, aqui de Maringá/PR.

Lista de músicas assinadas por Netto Ferraz e parceiros:

Bem é o Caramba (Netto Ferraz, Léo Rodrigues)

Cara de Safada (Netto Ferraz, Luiz Henrique, Fernando Paloni)

Eu e o Garçom (Netto Ferraz)

Na minha casa ou na sua (Netto Ferraz, Luiz Henrique, Fernando Paloni)

Saudade Sua (Netto Ferraz, Aleksandro Correia)

Se Cuida (Netto Ferraz, Luiz Henrique, Fernando Paloni)

Só não solte a minha mão (Netto Ferraz, Luiz Henrique, Junior Pepato)

Tô querendo você (Netto Ferraz, Léo Rodrigues)

Um dia normal (Netto Ferraz, Léo Rodrigues)

Uma rosa na mão (Netto Ferraz)

thiago-brava-ladrao-de-lua-ouvir