On the Road: Gravação de DVD Vitor & Vanuti
07/10/2016

Quinta passada, 29, estive em Apucarana/PR acompanhando a gravação do primeiro DVD de Vitor & Vanuti. Num clima totalmente intimista, e para poucos convidados, foi algo diferente de outras gravações que eu costumo acompanhar e apresentar pra vocês aqui no Blog.

Apesar de o produto soar como “novo” para o mercado nacional, é importante relembrar que dupla foi formada há 7 anos, e que em 2014 eles ganharam certo reconhecimento nacional quando participaram do The Voice Brasil. Após essa aparição global, chegaram a emplacar as primeiras faixas no rádio (“Na Para de Dançar”, com participação de Bruninho & Davi, e “Oitava Saideira”, com Israel Novaes).

Em fase atual, com a necessidade de um projeto áudio-visual, a gravação do primeiro DVD foi algo inevitável. Como citei no primeiro parágrafo, costumo chegar aqui com grandiosas coberturas (principalmente pelo fato destas gravações “pequenas” acontecerem geralmente sem público), mas desta vez foi uma experiência diferente.

O formato intimista, ou “pocket show”, que Vitor & Vanuti optaram, está sendo muito utilizado no sertanejo atual.  Ao invés de uma superprodução, essa maneira “mais enxuta” de captar imagens possibilita um maior investimento em repertório, e posteriormente em divulgação. O método é tão interessante, e tão acessível, que hoje temos artistas teoricamente “pequenos” apresentando DVDs iguais (ou até melhores) que artistas do primeiro escalão.  A Marília Mendonça esbanja resultados de YouTube com um DVD gravado dentro de um estúdio; Luan Santana, a mesma coisa com o “Acústico” (que apesar de caro, pela concepção do projeto, não trouxe uma mega estrutura), e repetiu a dose com o atual “1977” (que é “menor” ainda); Enfim… O segredo, de fato, é sempre o bom repertório. E é aqui que o projeto de Vitor & Vanuti chamou mais a atenção.

Se a dupla conquistou certo público com faixas mais agitadas, desta vez eles mostraram outra vertente que sabem fazer muito bem: o romantismo. Canções de letras bem elaboradas foi o grande destaque do DVD. A primeira de trabalho, que será lançada nos próximas semanas, de nome “Impossibilitado”, é uma das mais fortes do disco. Seguindo a mesma linha, “Promessa Quebrada” e “Enganador de Corações” são minhas apostas para virada de faixa.

O repertório contou apenas canções inéditas, bem produzidas, com muito conteúdo, e com uma interpretação que vai deixar a galera de boca aberta. É uma grande oportunidade pra dupla voltar firme e ainda mais forte ao cenário nacional.

A produção musical coube ao Bill Almeida, com direção de vídeo de André Caverna, direção executiva de André Nascimento, e direção artística de Viviane Alves (que fez questão de levar o Blog pro evento, tks Vivi!).

Abaixo, algumas fotos da gravação, tiradas pelo mestre Maurício Antônio.

Quem quiser acompanhar futuros eventos em tempo real, basta me seguir nas redes sociais. Estou em todas elas com o mesmo username ‘andrezaopressao’.

Até a próxima.