On the Road: Marília Mendonça grava DVD em Manaus
10/10/2016

No último sábado, 08, viajei do sul ao norte do país, e cheguei à Manaus/AM, para acompanhar a gravação do 2º DVD da Marília Mendonça. Esta foi a primeira vez que a cidade recebeu uma gravação de DVD sertanejo, e o Blog do Andrezão foi o único veículo de comunicação do sul do país presente no evento.

Mas, por que gravar um DVD Manaus?

Bom, em julho deste ano, durante uma participação da cantora no Festeja Manaus, tanto ela quanto o escritório que gerencia sua carreira (a Workshow), notaram tamanha abertura da cantora na capital amazonense. E apesar de a logística não ser das melhores (comparado à Goiânia, São Paulo, ou outras cidade que recebem gravações quase sempre), eles optaram por realizar algo grandioso e inédito. E eles conseguiram, de fato, mostrar ao Brasil a “Realidade” de Marília Mendonça na música sertaneja com menos de 2 anos de carreira. É algo jamais visto.

A gravação aconteceu no Sambódromo de Manaus, de capacidade para 40 mil pessoas. O local estava completamente lotado.

Foto: Eric Oelke.

Foto: Eric Oelke

De nome “Realidade” – palavra que bem traduz a dimensão do projeto Marília Mendonça – o DVD contou com um repertório praticamente todo inédito, trazendo apenas a regravação de “Infiel”. A produção musical coube ao Eduardo Pepato, com direção de vídeo de Fernando Trevisan Catatau.

Lembro-me que a primeira vez que mencionei a Marília aqui no Blog, lá em 2014, apenas por conta de suas composições, destaquei a versatilidade da cantora em escrever faixas românticas, e outras mais animadas. Ela usou desta fórmula para preparar o repertório de seu primeiro DVD, gravado dentro de um estúdio, e repetiu a dose neste 2º projeto.

A abertura do show foi com “Eu sei de cor” (Danillo Davilla / Elcio di Carvalho / Lari Ferreira / Jr. Pepato), e em seguida Marília já cantou uma das mais agitadas do novo DVD, “A gente não se aguenta(Danillo Davilla / Juliano Tchula / Jr. Pepato / Michel Alves, Ruan Soares). Outras faixas que me chamaram a atenção, durante a gravação, foram “Por mais 3 horas” (Jr. Gomes / Vinícius Poeta / Pedro Araújo / Benício Neto), “Traição não tem perdão”, e a mais sofrida do disco: “Amante não tem lar” – e minha preferida do projeto.

Para surpresa de muita gente, uma participação especial inesperada de Henrique & Juliano. Juntos, o trio cantou “Mudou a Estação” (Marília Mendonça / Juliano Tchula / Élcio di Carvalho), que, de certa forma, é uma continuação para “Flor e o Beija-Flor” (Marília Mendonça / Juliano Tchula).

O cantor Cristiano Araújo, que era um grande parceiro da Marília, foi homenageado no DVD. Uma das últimas canções que o cantor colocou voz, a romântica “De quem é a culpa”, de autoria da Marília com o Tchula, foi “regravada” pela cantora. Marília se emocionou ao mencionar o fato.

Não é novidade pra ninguém que a cantora – de apenas 21 anos de idade, e pouco mais de um ano de carreira profissional – é o grande fenômeno da música sertaneja atual. O projeto “Realidade” vem apenas para confirmar ainda mais tudo isso.

Eu não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo agora. Hoje tive a certeza que escolhi o lugar certo. Obrigada, Manaus.” – Marília Mendonça.

*O Blog do Andrezão foi ao DVD à convite da Textos+Ideias e Workshow. Ficam aqui os meus sinceros agradecimentos. Este foi um dos eventos mais bacanas que já acompanhei. Tks!  

 Abaixo, fotos do DVD, por Dilson Silva / AG News.