“Elas em Evidências”, novo DVD de Chitãozinho & Xororó
05/10/2017

Ontem, 04, eu estive no Rio de Janeiro acompanhando a gravação do novo DVD de Chitãozinho & Xororó: “Elas em Evidências”. O evento aconteceu no KM de Vantagens Hall, na Barra da Tijuca.

A ideia do projeto foi reunir um time de mulheres, de diversos gêneros musicais, com os mais variados timbres, para interpretar os sucessos da maior dupla sertaneja de todos os tempos. Entre as convidadas estavam Simone & Simaria, Maiara & Maraísa, Marília Mendonça, Paula Fernandes, Bruna Viola, Ana Clara, Kell Smith, Tânia Mara, Alcione e o duo Anavitória.

Tive a oportunidade de participar de uma coletiva de imprensa com a dupla, horas antes da gravação. Falamos sobre este novo projeto, sobre o movimento feminino na música sertaneja e a importância de as mulheres terem conquistado este merecido espaço.

Sobre as mulheres no sertanejo, Xororó compara ao Country Music e destaca: “No country, a figura da mulher cantando esse estilo é muito forte. E a história da música country é muito parecida com a história da música sertaneja. Agora elas estão reivindicando o lugar merecido delas, e estamos muito felizes por isso ter acontecido. Esse é dos motivos principais pra elas estarem junto com a gente no palco nesse DVD”.

A dupla comentou, também, sobre a escolha das convidadas, pautada no timbre de cada uma delas, pensando no repertório. “Com tantas artistas incríveis no nosso cenário musical, foi complicado fazer uma lista que coubesse nesse projeto. A ideia era navegar, claro, na nossa raiz sertaneja, mas, também, trazer nomes de outros estilos musicais como o pop e o pagode. A música não tem fronteiras na hora de emocionar e tocar as pessoas. Essa é a nossa missão!”.

Foram gravadas 27 canções, sendo apenas 2 inéditas: “João e Maria”, com Ana Clara,  e “Foi só um caso”, ao lado de Marília Mendonça. A faixa mais aguardada pelo público, “Evidências”, foi o encerramento do DVD, com todas as participações especiais no palco. Momento histórico pra nossa música sertaneja.

A produção musical do projeto “Elas em Evidências” coube ao Cláudio Paladini. Já a direção de vídeo é assinada pela Hit Music.

Com este DVD, Chitãozinho & Xororó deram a bênção a este movimento feminino, não apenas na música sertaneja, mas na música brasileira de um modo geral. E completam: “O papel da mulher na sociedade é onde ela quiser estar, brilhando na música, inclusive!”.

A previsão de lançamento do DVD é para o final deste ano. Abaixo, fotos da gravação e a lista de músicas gravadas. Créditos/Fotos: @BernardoRuas.

Repertório Elas em Evidências – CHX:

  1. Abertura / Nascemos Para Cantar
  2. Sistema Bruto
  3. Um Homem Quando Ama
  4. Sinônimos (Paula Fernandes)
  5. Brincar de Ser Feliz (Paula Fernandes)
  6. Falando Às Paredes
  7. Eu Menti (Simone e Simaria)
  8. Alô (Simone e Simaria)
  9. Nuvem de Lágrimas (Maiara e Maraísa)
  10. 60 Dias Apaixonado (Maiara e Maraísa)
  11. Chovendo na Roseira (Anavitória)
  12. No Rancho Fundo (Anavitória)
  13. Caipira (Bruna Viola)
  14. A Majestade, O Sabiá (Bruna Viola)
  15. Malagueña Salerosa
  16. Vá Pro Inferno Com Seu Amor
  17. Galopeira
  18. Fio de Cabelo (Tânia Mara)
  19. João e Maria (Ana Clara) – Inédita
  20. Se Deus Me Ouvisse
  21. Como Nossos Pais
  22. Página de Amigos (Marília Mendonça)
  23. Foi Só Um Caso (Marília Mendonça) – Inédita
  24. Era Uma Vez (Kell Smith)
  25. Pode Ser Pra Valer (Kell Smith)
  26. Separação (Alcione)
  27. Evidências (Todos)